Pedogênese

Webnode

    

O processo de formação dos solos, ou pedogênese, depende fundamentalmente de cinco fatores: O material de origem (rocha), Relevo, Clima, Organismos vivos e o tempo cronológico.

 

Fatores para a formação do solo

Fonte: Lepsch (2002)

 

  • ROCHA

Os tipos de rochas, são fundamentais para entender a origem do solo, pois os minerais secundários do solo, foram criados a partir do intemperismo químico que atuou sobre os minerais primários originários das rochas. Esses minerais primários, são extremamente diversificados em função do tipo da rocha, por exemplo, os solos avermelhados provindos dos basaltos são diferentes dos solos provindos dos arenitos. Isso implica na fertilidade natural do solo, pois vai depender dos elementos químicos que estão nesses minerais.

 

 

Solo proveniente de uma rocha ígnea extrusiva (Latossolo Vermelho-Amarelo) 

Fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_18_3112006152934.html

 

 

Solo proveniente de depósitos marinhos (Neossolo Quartzarênico)

Fonte: http://www.pedologiafacil.com.br/enquetes/enq25.php

 

 

  • RELEVO

O relevo tem uma grande implicação na formação do solo. Áreas mais aplainadas tem uma tendência de armazenar água por mais tempo, assim o intemperismo químico age por mais tempo, formando solos bastante profundos, como os Latossolos. Já em relevos mais acidentados, além da água não permanecer por muito tempo, pois acaba escorrendo mais rapidamente, é neste tipo de relevo que os processos erosivos estão atuando com mais intensidade. Assim, o pouco solo que consegue se formar, acaba sendo transportado e sedimentado ecosta abaixo. Por isso temos solos bastante rasos em vertentes muito inclinadas, como os Neossolos Litólicos.

 

 

A profundidade dos solos (em vermelhor) em relação com a inclinação das vertentes (relevo)

Fonte: http://blog.educacaoadventista.org.br/blog/profdrika/

 

 

  • CLIMA

O clima é um dos fatores mais importantes pois ele que vai ditar a proporção dos intemperismos físico ou químico. Em áreas com climas áridos ou semiáridos, ou seja, locais quentes e secos, o intemperismo físico irá predominar. Já em climas mais úmidos, ou seja, locais onde há uma maior ocorrência de chuvas, é o químico que terá uma maior importância na alteração das rochas matrizes.

 

 

Clima úmido, chuvas, intemperismo químico

Fonte: http://olhares.uol.com.br/chuva_na_floresta_foto2192068.html

 

Clima árido, seco, intemperismo físico

Fonte: http://mais.uol.com.br/view/gdfi2m0ehvol/xiquexique-04023166C4815386?types=A&

 

 

  • ORGANISMOS VIVOS

Os organismos vivos possuem a sua importância na pedogênese. Eles são os responsáveis pela manutenção dos horizontes superficiais do solo (O e A), pois são os horizontes onde há um acúmulo de matéria orgânica (húmus) que mantém o desenvolvimento das plantas e do ecossistema associado.

 

As raízes mortas das árvores também servem como canais preferenciais de fluxos subterrâneos de água, na qual podem contribuir para o desenvolvimento do intemperismo químico.

 

Os organismos vivos atuantes na pedogênese

Fonte: http://marianaideiasforadacaixa.wordpress.com/2010/10/15/pedologia-intemperismo-e-pedogenese/

 

 

  • TEMPO CRONOLÓGICO

O tempo cronológico é fundamental para o entendimento do processo de formação de solos, pois segundo os especialistas em gênese de solos, são necessários 10.000 anos para a formação de 1 cm de solo desenvolvido de granito, por exemplo. Portanto, para estas condições, um Neossolo Litólico (solo raso, muito jovem) levará uns 5 milhões de anos para chegar a ser um Latossolo (solo profundo, maduro) dependendo dos outros fatores da pedogênese.

 

Quanto mais velho é um solo, sua tendência é de ser mais aprofundado, conforme pode ser observado na figura abaixo:

 

A ação do tempo na formação do solo

Fonte: Lepsch (2002) 

 

 

A figura abaixo apresenta quatro estágios de um solo hipotético. Primeiro se encontra a rocha recém exposta, sofrendo com a ação do intemperismo. A medida que o tempo passa, o intemperismo vai agindo e formando cada vez mais solo, até chegar a um estágio considerado maduro.

 

Desenvolvimento dos solos

Fonte: http://www.vaicomtudo.com/formacao-do-solo-fatores.html




---------------------------------------------------------------------------